08/03/2007

Um dia de reflexão

No Dia Internacional da Mulher, vários acontecimentos estão se desenrolando mundo afora. Como acontece todos os anos, passeatas e protestos surgem para celebrar esse dia.
No entanto, pude constatar conversando com amigas e pessoas próximas, que ainda existe uma certa desinformação a respeito dessa data comemorativa. Ao contrário de outras datas que existem para incentivar o consumo, o dia 08 de Março é, ou pelo menos deveria ser, um dia de reflexão.
“O 08 de Março-Dia Internacional da Mulher - foi criado em 1975, pelas Nações Unidas. Esse dia foi escolhido porque no ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicar a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde teve início um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas”.
Portanto, no dia 08 de março, devemos celebrar as mulheres que fizeram história. Data de lembrarmos a violência contra a mulher, reivindicarmos mais delegacias especializadas, salários iguais, divisão das tarefas domésticas. Mas, também é um dia contra corrupção, pelo meio ambiente ; uma oportunidade para refletirmos e buscarmos de forma concreta a paz.
Claro que valem também outras formas de manifestação e lembrança. A arte, a música, o teatro, um correio eletrônico carinhoso, um abraço, são bem vindos. Vale também dar e receber flores, só não vale deixar que esta data seja descaracterizada e perca sua essência. Afinal, o dia 08 de Março é um dia de reflexão.

2 comentários:

Rodrigo Sales disse...

E se os homens fossem mulheres ?....

http://www.duplipensar.net/artigos/2007s1/dia-internacional-da-mulher-se-os-homens-fossem-mulheres.html

Abs, Rodrigo

Anônimo disse...

"se os homens fossem mulheres, todo dia seria dedicado às mulheres"