25/04/2007

Semana Mundial Desligue a TV - 23 a 29 de Abril de 2007 -




Sabemos que em uma sociedade como a nossa muitas vezes a única fonte de informação e entretenimento disponível é a TV.
Baseado na iniciativa internacional TV Turnoff Netwok, o que a "Semana Desligue a TV" pretende é discutir o uso indiscriminado da televisão e principalmente colaborar com a criação e divulgação de atividades alternativas.
Que tal aproveitar essa semana para ir ao museu, praticar esportes, ler um livro...
Que tal tirar um tempo para estar com a família, com os amigos, com vc mesmo?
Quando vc percebe que existe vida inteligente fora da tela, vc fica mais seletivo, não vê qualquer porcaria na televisão. Essa atitude contribui consideravelmente para melhorar a qualidade da programação da TV.Vamos lá!
"Não deixe a televisão hipnotizar você!"

confira aqui tudo sobre a Semana Desligue a TV www.desligueatv.org.br

11 comentários:

Portfólio disse...

deslique a TV e vá para o computador.

Anônimo disse...

ahhhhhhhhhh.. eu nem vejo mais tv!!! tão raro isso...acho que o melhor seria eu desligar o pc!!! eu subsitui um pelo outro..e meu sonho é ficar sem os dois!!!hehehe

TV manipulaaaa!!
e PC vicia!!!!hihihi

Anônimo disse...

Desligar a TV é fácil com esses lixos q vemos na programaçãode hj em dia mas, pensando no q fosforo branco e Luíza disseram o PC (internet) é um vício, pior do q a própria TV, mas em contrapartida é mto mais democratico e seletivo! podemos escolher livremente o q acessar...

Conselho:
Desligue a TV, Ligue o PC e escute uma BOA MUSICA!!! (João Gilberto, Caetano, Gil, Jorge Ben, Beethoven e Afins...)

Anônimo disse...

Cara! Sinceramente acho muito difícilq os seres humanos da nossa geração consigam viver sem ver TV, mas creio q a iniciativa é bacana, pois evita q nos tornemos uma bando de bitolados.
Muito doido.

Unknown disse...

òtima idéia, que tal quebrarmos todas as tvs? ninguém conversa, faz coisas criativas... cultura inútil por todos os lados com raras exceções. Só acho dificil, brasileiro não tem muita opção e nem grana para se dar esse luxo. De qualquer maneira valeu a intenção.

Anônimo disse...

A tv vem então como a máquina que fabrica moldes sociais estagnados até hoje ( e desde sempre em outras formas de comunicação )em uma sociedade muito distante da realidade político-social mundial: a oligarquia. Esta sim é divulgada em suas estratificações, sendo aplicada nos mais diversos meios e subdivisões econômicas mundiais como se fosse uma empresa totalizadora de idéias. Se desligássemos todas as tvs do mundo, instalaria-se a nova maldição do mito bíblico da torre de Babel. O maior problema da tv não está no e sim no mau uso. Além de programações alternativas, a tv ainda funciona como objeto da entrelinha do cinema, sendo inclusive utilizada como monitor dos antigos videocassetes e dvds.

Cia Picadeiro ambulante disse...

A tv não nos leva ao pensamento "crítico". Que tal uma campanha pelo seu não uso divulgado na internet? Isto nos levaria ao novo mundo comteporâneo da conciência e da razão onde os problemas de cunho socio culturais seriam resolvidos quando desligassemos a tela e quase que automaticamente ligassemos o computador para propagar, comecializar e entreter.
Dos males o menor?

Anônimo disse...

Aproveitando o desfecho da discussão entre PC x TV, venho lembrar que já postamos também uma matéria que mostra sobre a mídia digital (internet), divulgando o SHUTDOWN DAY, que foi o dia do mundo desligar os computadores.

Anônimo disse...

Há uma analogia interessante quando falamos em como divulgar a paralisação de meios de comunicação quase que essênciais para o desenvolvimento cultural, social e ecônomico de uma sociedade capitalista.

Cia Picadeiro ambulante disse...

Tendo em vista a proposta dos meios de comunicação atuais,há um grande equívoco em propagá-los como essencial para o desenvolvimento sócio-cultural. Pois o que se propaga de fato é o consumo de uma cultura globalizada, levando o público a um certo distanciamnto das questões sociais de verdadeira relevância,ou seja, a diversidade cultural e as diferenças regionais.

Anônimo disse...

Isto quando falamos de grandes emissoras como a globo. Mas temos alguns canais que formam opinião política, social e cultural, que é o caso da Rede Minas e outras emissoras, mas é claro que dentro do meio capitalista em que vivemos, isso sem falar que o Brasil é terceiro mundo, a cultura que veremos na TV é de fato globalizada.

Portanto voltando ao propósito da semana sem TV, que oferece nas ruas conhecimento, lazer, cultura e outros meios de formar opinião local e não global, é uma alternativa interessante de levar o "consumidor" ou "telespectador" sedentário e bitolado ao mundo real fora das telinhas tanto de PC quanto da TV.